4.1º
Serviço temporariamente indisponível
Sabia que a Junta de Freguesia está a desenvolver um projeto de recolha, depósito, tratamento e reutilização dos RCD?
Acha importante proteger o planeta e contribuir para diminuir a utilização de recursos, poupando ainda nos gastos?
Antes de iniciar a obra pense nos materiais a substituir, visite o depósito e considere a reutilização de alguns materiais ali existentes, requisite os seus sacos para separar o material que lhe vai sobrar, solicite a sua recolha quando estiverem cheios e exija de todos os que participarem o mesmo comportamento.
Sabia que é obrigatório dar um destino adequado ao “entulho”?
Os Resíduos de Construção e Demolição (RCD), resultantes da indústria da construção, devido ao impacto ambiental que geram, e ao seu potencial de reutilização e reciclagem, foram identificados como um fluxo de resíduo prioritário e legislado o seu tratamento adequado. Os RCD, vulgarmente conhecidos por entulho são todos os materiais que resultam de obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição. São exemplos: argamassas, betão, tijolos, telas, cerâmicas, pedras, embalagens, vidro, madeira, plástico, tecidos, carpetes, eletrodomésticos, móveis….
É proibido abandonar os RCD na via pública ou em qualquer outro lugar não destinado para tal.
Já pensou que há materiais que pode voltar a utilizar na sua obra?
A Junta de Freguesia dispõe de uma máquina britadeira no local de depósito que lhe pode ajudar a obter um produto a incorporar na obra, quer o “entulho” a britar seja seu ou existente em depósito.
Consulte aqui o Guia de Boas Práticas para a gestão de RCD
Ficheiros Associados